Frelimo acusa Renamo de estar a negociar enquanto continua a matar e a saquear - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Frelimo acusa Renamo de estar a negociar enquanto continua a matar e a saquear

A bancada parlamentar da Frelimo, partido maioritário em Moçambique, acusou esta quinta-feira a Renamo, de negociarem a paz ao mesmo tempo que semeiam a morte e a destruição no país.

"Nós, Frelimo, condenamos a Renamo e o seu líder que, simultaneamente, está em negociação, nos termos por ela mesmo sugeridos, está sentada connosco no parlamento, nas assembleias provinciais, e continua a atacar, a matar, a mutilar, a saquear e a destruir", declarou a líder parlamentar da bancada maioritária.
 
Segundo Margarida Talapa, que discursava no encerramento da III sessão ordinária da Assembleia da República, as ações atribuídas à Renamo são "um sinal inequívoco de que o seu compromisso é destruir e atrasar o desenvolvimento do povo moçambicano".
 
O discurso da chefe da bancada da Frelimo acontece um dia depois de as negociações de paz entre Governo e Renamo terem sido suspensas até ao regresso dos mediadores internacionais, a 08 de agosto, num momento em que persiste um ambiente de confrontação entre as partes no centro do país.
 
"A Renamo, teimosa e injustificadamente, assalta unidades hospitalares, saqueia viaturas, ataca comboios, destrói nas estradas e nas aldeias e aterroriza populações", afirmou Margarida Talapa, lamentando que muitos moçambicanos estejam a abandonar as suas zonas de origem, a deixar as escolas ou não tenham acesso a centros de saúde.
 
Para a chefe da bancada da maioria, a chegada da equipa de mediação internacional, em meados de julho, representa a reunião de condições para o "reencontro da família moçambicana", esperando que, "com a maior celeridade se abra caminho para a paz efetiva e duradoura".
 
Margarida Talapa fez uma referência à difícil conjuntura económica e financeira que Moçambique atravessa e a paz, referiu, é uma das soluções.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here