FMI deverá voltar a apoiar Moçambique em 2017 - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

FMI deverá voltar a apoiar Moçambique em 2017

O Fundo Monetário Internacional deverá retomar o apoio a Moçambique até ao final do segundo trimestre de 2017, depois do país ter começado a dar os primeiros passos para fazer com que a dívida públicaa assuma valores sustentáveis, afirmou em Maputo o representante permanente do FMI em Moçambique.

“A data exacta não é possível definir, mas penso que se venha a situar entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre”, declarou Ari Aisen, durante uma conferência promovida pelo Financial Times na capital moçambicana.

Ari Aisen disse ainda estar a decorrer um diálogo diário entre a instituição e o governo no sentido de retomar o apoio a Moçambique e acrescentou que não deverá passar pelo programa que foi suspenso este ano devido à revelação do escândalo das dívidas escondidas, “devendo vir a ser aprovado um novo programa.”

O representante do FMI salientou que Moçambique está a dar “passos certos” nos três elementos que o Fundo entende serem cruciais para o seu regresso ao país, de acordo com a agência noticiosa Lusa.

“Já houve um passo importante dado no sentido de reestruturar a dívida, as políticas macroeconómicas estão a ser ajustadas na direcção correcta e na auditoria, que é um tema fundamental, houve um trabalho bastante intenso com a Procuradoria-Geral da República”, afirmou.

Ari Aisen recordou que a revelação de 1,4 mil milhões de dólares de encargos garantidos pelo Estado, à revelia dos parceiros internacionais e do parlamento, levantou um “problema de confiança”, mas disse não ter motivo para acreditar que haja mais dívidas escondidas.


Salientando que a auditoria internacional independente vai produzir informação transparente e lembrou que os termos de referência para auditoria já foram discutidos entre a directora-geral do FMI, Christine Lagarde, e o Presidente moçambicano, quando Filipe Nyusi visitou Washington em Setembro passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here