Morreu o antigo presidente da FIFA João Havelange - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Morreu o antigo presidente da FIFA João Havelange



O brasileiro que liderou a FIFA de 1974 a 1998 faleceu aos cem anos



O brasileiro João Havelange, antigo presidente da FIFA, morreu nesta terça-feira. Havelange tinha 100 anos e estava internado desde a semana passada, devido a uma pneumonia.



Antes de chegar à presidência da FIFA, o brasileiro teve uma carreira como atleta, tendo competido nas provas de natação nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, e no polo aquático nos Jogos de 1952, em Helsínquia.



João Havelange morreu durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ele que curiosamente chegou a dar nome ao Engenhão, o Estádio Olímpico agora conhecido como Estádio Nilton Santos.



Medalha de prata em polo aquático nos Jogos Pan-Americanos de 1955, Havelange, antigo atleta do Fluminense, foi presidente do Vasco da Gama, da Federação Paulista de Natação e da Confederação Brasileira de Desportos, a antiga CBF.



Havelange, que chegou a ser indicado como dirigente do século em 1999, num inquérito levado a cabo pelo COI, chegou à sua principal 'cadeira', na FIFA, em 1974, e seria no organismo do futebol mundial que se manteria por mais de duas décadas. Organizou seis Mundiais de futebol, impulsionou os campeonatos de formação e a vertente feminina e, como primeiro presidente não europeu da FIFA, expandiu a modalidade por vários continentes.



O antigo dirigente fez ainda parte do Comité Olímpico Internacional entre 1963 e 2011, ano em que começou a sofrer de vários problemas de saúde, tendo-se demitido depois de um relatório da Comissão de Ética da FIFA ter associado Havelange a práticas de corrupção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here